negociação

Passo a passo da negociação

Situações das negociação

A negociação nas contratações

Modelo de planilha de preços

Reunião da negociação
Planejamento das negociações
Pregão presencial passo a passo
Variáveis que interferem a negociação
Conceito de negociação
Tipos de negociação

Acompanhamento/Controle da Negociação e de seus Resultados

Por Valmir Amaral de Oliveira
Após a efetiva negociação, surge a necessidade de “fazer acontecer” o acordado e, mais que isso, responsabilizar todos os envolvidos não só no cumprimento de acordo, mas também na obtenção dos resultados desejados e validação de que esse é o melhor caminhão para as partes envolvidas.

Essa etapa é avaliativa e, simultaneamente, diagnóstica, podendo gerar, a qualquer momento, um novo pedido de negociação, respeitados os limites legais e normativos.

Quando tratamos de Administração Pública, verificamos que o Pregoeiro , figura central nas negociações de compras e contratação de serviços , tem esse acompanhamento prejudicado no contexto de suas atribuições, diferentemente do que ocorre com os gestores de contratos em outros momentos que requerem negociação.

Nesse caso, o Pregoeiro deverá cuidar da transferência dos resultados, indicação de riscos e ações mitigadoras, cuidados e responsabilidades que envolvem o período de pós-negociação, além de manter histórico do evento para subsidiar a instrução de possíveis renegociações em momentos subseqüentes.