Como funciona o cadastro no sicaf?

Planejamento das licitações

Pesquisa de mercado

Elaboração do edital
Tipos de licitação
Princípios das licitações
Contratação direta sem licitação
Documentos exigidos nas licitações
Homologação e adjudicação
Pregão eletrônico
Pregão presencial passo a passo
COMO FAÇO PARA ME CADASTRAR NO SICAF? QUAIS DOCUMENTOS?
 
Aprenda o caminho para cadastrar-se gratuitamente no SICAF e obter o CRC.
O SICAF é o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores, mantido pelos órgãos integrantes do SISG (Sistema de Serviços Gerais), utilizado pela Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional. É o Sistema cadastral  do Poder Executivo Federal.

O SICAF pode ser utilizado por qualquer órgão/entidade de qualquer esfera, mediante adesão.

Os Níveis de Cadastramento do SICAF são os seguintes:
Nível I – Credenciamento;
Nível II – Habilitação Jurídica;
Nível III – Regularidade Fiscal Federal e Trabalhista;
Nível IV – Regularidade Fiscal Estadual/Municipal;
Nível V – Qualificação Técnica; e
Nível VI – Qualificação Econômico-Financeira.
 
Apenas Nível I é obrigatório para o fornecedor ser considerado cadastrado no SICAF e, a partir daí, obter login e senha de acesso para participar em Pregão eletrônico que ocorre no Comprasgovernamentais.
Entretanto, para obter o CRC, é necessária a  validação no Nível I, II e III pela Unidade Cadastradora.

  
Atenção: 
Em breve o SICAF será 100% digital !
O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão está trabalhando para, em Abril, editar a nova Instrução Normativa que irá detalhar a nova metodologia do SICAF 100% digital. A previsão é que o sistema entre em funcionamento 60 dias após a publicação da nova IN.
Atualmente o SICAF é regido pela IN 02/10 e para o fornecedor se cadastrar no SICAF precisa passar por algumas etapas presenciais, além da atualização do cadastro, a cada certidão vencida ter que deslocar-se à unidade cadastradora presencialmente para levar a documentação atualizada.
Em resumo, hoje o fornecedor faz um prévio cadastro pela internet, escolhe uma unidade cadastradora em um endereço presencial e leva toda a documentação para efetivação do cadastro. Além disso, cada documento cujo prazo de validade é ultrapassado, precisa ser levado presencialmente para a unidade proceder à atualização.
Com o novo sistema as unidades cadastradores serão extintas e o cadastro digital será feito pelo próprio fornecedor, inclusive o upload dos documentos será feito pelo próprio fornecedor.  
É importante lembrar que o cadastramento continuará sendo gratuito, por isso os fornecedores devem ficar atentos para não cair em fraudes comuns da internet, de empresas que utilizam sites com nomes parecidos aos do sistema oficial cobrando pelo cadastramento. Por isso é importante que o acesso seja sempre efetuado pelo site oficial.
Além disso o acesso ao SICAF será efetuado por meio de certificado digital cuja autenticação será feita pelo Portal Brasil Cidadão, isso tudo para garantir a segurança das informações dos fornecedores.
Agora basta aguardarmos a nova Instrução Normativa para estudar com mais detalhes todas as alterações