lances pregão eletrônico

Escolha do portal no pregão eletrônico

Recursos administrativos no pregão eletrônico

 Quando usar o pregão eletrônico

 Pesquisa de mercado no pregão eletrônico

Elaboração do edital no pregão eletrônico

Publicação do edital no pregão eletrônico
Impugnação do edital no pregão eletrônico
Credenciamento no pregão eletrônico
Lances no pregão eletrônico
Pregão eletrônico
Pregão presencial passo a passo
Documentos exigidos no pregão
Princípios das licitações
eBook grátis O Pregão COMPLETO Passo a Passo em PDF CLIQUE AQUI

Finalizando a etapa de lances no pregão eletrônico


Existem diversos servidores para operação do pregão eletrônico no Brasil. Os mais conhecidos e utilizados são os Sistemas Compras Governamentais e Licitações-e do Banco do Brasil .

Muitas dúvidas surgem, por parte de licitantes e pregoeiros , quanto à finalização da etapa de lances em ambos os sistemas. O objetivo deste artigo é esclarecer tais dúvidas! 

1. FINALIZAÇÃO DA ETAPA DE LANCES NO SISTEMA COMPRAS GOVERNAMENTAIS

No pregão eletrônico realizado pelo sistema Compras Governamentais, em determinado momento na fase de lances, o pregoeiro irá “encerrar” a fase de lances, clicando  no botão “encerrar item” quando o sistema exigirá que o pregoeiro informe tempo de 1 a 60 minutos, a seu critério, denominado “tempo de iminência”.  


Então, o pregoeiro informará o tempo desejado (o tempo de iminência, que poderá ocorrer no intervalo de 1 a 60 minutos, conforme decisão do pregoeiro) para iminência.

O sistema enviará mensagem aos fornecedores, informando quais itens encontram-se em “Aviso de Iminência” e até qual momento ficarão neste estado. Durante o tempo de iminência os fornecedores podem continuar enviando seus lances normalmente. 

Decorrido o tempo de iminência, os itens entrarão, automaticamente, no chamado “encerramento aleatório”, que pode durar de 0 a 30 minutos. Este tempo não é mais decisão do pregoeiro mas sim, do próprio sistema, que aleatoriamente encerrará a fase de lances. Os licitantes poderão encaminhar seus lances até o momento do encerramento deste período aleatório. Uma vez encerrado, não será mais possível o envio de novos lances.  

2. FINALIZAÇÃO DA ETAPA DE LANCES NO SISTEMA BANCO DO BRASIL 

No sistema licitações-e, quando o pregoeiro decidir “encerrar” o tempo normal de disputa, iniciará o denominado “tempo randômico”, que pode variar no intervalo de 1 segundo a 30 minutos, findo o qual não será mais possível encaminhar lances.


Durante o decorrer do tempo randômico, os licitantes podem continuar ofertando lances. O tempo randômico no sistema Licitações-e equivale ao encerramento aleatório do Compras Governamentais. No Sistema Licitações-e do Banco do Brasil, não existe o tempo de iminência.

Aqui, uma vez encerrado o tempo de disputa pelo pregoeiro, o tempo randômico terá início automático.
   
Também é possível a finalização pela escolha do método de prorrogação automática.   
Existem outros sistemas e mesmo no sistema do Banco do Brasil em que utiliza-se o método de prorrogação automática.
Na prorrogação automática do Banco do Brasil o órgão pode definir o tempo de prorrogação (de 1 a 5 minutos) e, após acionado, a cada novo lance do fornecedor o sistema disponibiliza à disputa a quantidade de minutos cadastrada.