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O que é SICAF?

SISTEMA DE CADASTRAMENTO UNIFICADO DE FORNECEDORES (SICAF)
O SICAF (Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores) foi instituído na Administração Federal, sendo o sistema cadastral do Poder Executivo Federal, mantido pelos órgãos integrantes do SISG (Sistema de Serviços Gerais).

O SICAF poderá ser utilizado por qualquer órgão ou entidade pública de qualquer esfera governamental, mediante adesão.

O SICAF e o SISG

Conforme notícia veiculada no próprio site do Compras Governamentais :

O Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF constitui o registro cadastral do Poder Executivo Federal e é mantido pelos órgãos e entidades que compõem o Sistema de Serviços Gerais – SISG (Decretos nº 1.094, de 23 de março de 1994 e nº 4.485, de 25 de novembro de 2002 ).

O cadastramento no SICAF é realizado sem ônus, em qualquer Unidade Cadastradora – UASG localizada nas diversas Unidades da Federação e compreende os seguintes níveis:

I – Credenciamento;
II – Habilitação Jurídica;
III – Regularidade Fiscal e Trabalhista Federal;
IV – Regularidade Fiscal Estadual/Municipal;
V – Qualificação Técnica e
VI – Qualificação econômico-financeira.

O interessado deverá:

a) consultar o Manual do Fornecedor disponível na opção Publicações/Manual;

b) o fornecedor que já possui login e senha do Compras Governamentais  deverá utilizá-los para iniciar o cadastramento, na opção Acesso Restrito/Fornecedor;

c) o fornecedor que ainda não possui login e senha deverá obtê-los na opção Acesso Restrito/Fornecedor no link disponível 

d) acessar a Página Fornecedor e preencher os formulários eletrônicos relativos ao Credenciamento;
e) preencher os formulários eletrônicos referentes aos demais níveis (opcional); e

f) validar o cadastramento em uma Unidade Cadastradora, mediante apresentação da documentação exigida para cada nível disponível no Manual do SICAF.

Atenção:   
Em breve o SICAF será 100% digital !
O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão está trabalhando para, em Abril/2018, editar a nova Instrução Normativa que irá detalhar a nova metodologia do SICAF 100% digital. A previsão é que o sistema entre em funcionamento 60 dias após a publicação da nova IN.
Atualmente o SICAF é regido pela IN 02/10 e para o fornecedor se cadastrar no SICAF precisa passar por algumas etapas presenciais, além da atualização do cadastro, a cada certidão vencida ter que deslocar-se à unidade cadastradora presencialmente para levar a documentação atualizada.
Em resumo, hoje o fornecedor faz um prévio cadastro pela internet, escolhe uma unidade cadastradora em um endereço presencial e leva toda a documentação para efetivação do cadastro. Além disso, cada documento cujo prazo de validade é ultrapassado, precisa ser levado presencialmente para a unidade proceder à atualização.
Com o novo sistema as unidades cadastradores serão extintas e o cadastro digital será feito pelo próprio fornecedor, inclusive o upload dos documentos será feito pelo próprio fornecedor.  
É importante lembrar que o cadastramento continuará sendo gratuito, por isso os fornecedores devem ficar atentos para não cair em fraudes comuns da internet, de empresas que utilizam sites com nomes parecidos aos do sistema oficial cobrando pelo cadastramento. Por isso é importante que o acesso seja sempre efetuado pelo site oficial.
Além disso o acesso ao SICAF será efetuado por meio de certificado digital cuja autenticação será feita pelo Portal Brasil Cidadão, isso tudo para garantir a segurança das informações dos fornecedores.
Agora basta aguardarmos a nova Instrução Normativa para estudar com mais detalhes todas as alterações.