tipo de licitação técnica e preço

Princípios das licitações

O que é comissão de licitações

Planejamento das licitações

Orçamento estimado e pesquisa de mercado 
Elaboração do edital
Documentos exigidos nas licitações
Pregão presencial passo a passo
Contratação direta sem licitação
Pregão eletrônico
Sicaf
RDC novidades
Ebook grátis Tipos de Licitação em PDF
CLIQUE AQUI

Tipo de licitação melhor técnica

Por Flavia Vianna
Tipo melhor técnica

No tipo melhor técnica, o procedimento está estabelecido nos incisos do § 1º, art. 46, da Lei 8.666/93 . Através deste tipo, serão julgadas as proposta técnicas com base nos critérios estabelecidos no edital , apenas dos licitantes habilitados, atribuindo pontuação de acordo com a qualidade oferecida. Depois, são avaliadas as propostas comerciais, classificadas conforme o menor valor.

O tipo melhor técnica é utilizados exclusivamente para serviços de natureza predominantemente intelectual (art. 46, L. 8666/93 ), sendo que os licitantes devem comparecer ao certame portando três envelopes:

a) Documentação de Habilitação
b) Proposta Técnica
c) Proposta Comercial (Valor)

O procedimento no tipo melhor técnica é o seguinte: primeiro verifica a habilitação dos proponentes e os habilitados terão suas propostas técnicas abertas. Apenas aqueles que tiveram as propostas técnicas classificadas que terão os envelopes de preço abertos.

O Edital já traz notas/pesos a requisitos técnicos como: experiência do licitante, qualidade técnica da proposta, qualificação das equipes técnicas etc e estabelece pontuação técnica mínima (nota de corte).

Apenas os licitantes que atingiram a pontuação técnica mínima, terão suas propostas de preço abertas.

Ou seja,  os licitantes que ficarem abaixo da nota de corte, terão sua proposta técnica desclassificada e suas propostas comerciais não serão analisadas/abertas.

No tipo de licitação melhor técnica, é obrigatória a fixação de valor máximo que a Administração se propõe a pagar (art 46, §1º, L.8666 ) Na abertura da proposta de preço, quem apresentar preço superior ao máximo estabelecido no edital deve ser, automaticamente, desclassificado.

Se a proponente mais bem classificada quanto à proposta técnica ofereceu o menor preço, esta será a vencedora.


Caso contrário, a Comissão iniciará uma negociação com a proponente melhor classificada tecnicamente, a fim de verificar se aceita diminuir seu preço para o preço da proposta de menor valor classificada.

Havendo recusa, sucede-se esse procedimento para a próxima melhor classificada na proposta técnica.

Por fim, nada impede que seja contratada a licitante que apresentou pior proposta técnica, porém ao menor preço, desde que nenhum licitante, mais bem classificado em técnica, aceite reduzir seu valor.

 
Ebook grátis Tipos de Licitação em PDF
CLIQUE AQUI
Voltar