google-site-verification: google9b055b63b145b2a7.html
diferenciais entre o Comprasnet e o Licitações-e

Responsabilidade do pregoeiro

Pregão presencial passo a passo

Documentos exigidos no pregão
Modalidade pregão
O que é comissão de licitação
Pregão eletrônico
RDC
Sicaf
Homologação e Adjudicação
Roteiro passo a passo para sessão de pregão

Diferenciais entre o Compras Governamentais e o Licitações-e

Por Flavia Vianna
Disponibilizaremos as principais diferenças entre os dois portais mais utilizados no Brasil:

o Compras Governamentais e o Licitações-e do Banco do Brasil, para que o agente público incumbido desta decisão (e, efetivamente, aqueles órgãos que não estão obrigados a adotar o Comprasnet), possam ter em mãos premissas que o ajudarão na escolha do portal que melhor atenda às expectativas do órgão/entidade.

Como mencionado, os provedores mais utilizados no Brasil para realização de pregões eletrônicos são o Sistema Compras Governamentais (https://www.comprasgovernamentais.gov.br/ ) e o Sistema Licitações-e do Banco do Brasil (www.licitacoes-e.com.br)

É comum o questionamento dos agentes públicos sobre qual dos dois portais é o melhor para ser adotado.

Primeiramente, cumpre destacar, que ambos são parametrizados com as regras do Decreto federal nº 5.450 , de 31 de maio de 2005.

Assim, diversas funcionalidades são adaptadas conforme o regramento federal, como, por exemplo, a opção via sistema para o pregoeiro adjudicar quando não houver a manifestação de interposição recursal por nenhum licitante, somente sendo aberta a funcionalidade de adjudicação para a autoridade competente quando existir manifestação recursal via sistema por parte de algum licitante.

Esses dois provedores permitema adesão de órgãos/entidades de qualquer esfera governamental, bastando firmarem termo de adesão ou acordo de cooperação técnica.

Vejamos, então, quais as principais diferenças técnicas existentes entre os sistemas, para que o órgão possa decidir qual portal será adotado em seu âmbito no desenvolvimento de seus pregões eletrônicos.


DECLARAÇÕES COMPRAS GOVERNAMENTAIS











Voltar
eBook grátis PREGÃO ELETRÔNICO PASSO A PASSO em PDF CLIQUE AQUI